quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Histórico

Sobre o Acervo de Língua Francesa     


  O Acervo de Língua Francesa começou a ser catalogado em 2004 pelos então alunos da UFPEL Camilo Hise e Tatiane Brahm, no projeto intitulado "Levantamento e Catalogação do Acervo Bibliográfico e Discográfico do Comitê-Sul da APFRS" coordenado pela professora Isabella Mozzillo
  Naquela época, o Acervo do Comitê-sul da APFRS (Associação de Professores de Francês do RS) estava sediado na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes. Em um único armário estava o acervo em francês de obras de Literatura e Linguística, métodos de ensino, revistas, jornais, material publicitário, mapas, discos, fitas cassete e diapositivos. 
  Tal material foi fruto de doações da sede da APFRS em Porto Alegre, bem como de membros da Diretoria do Comitê-sul e, em sua maioria, da professora e sócia da APFRS, Aglae Gastal Giovio Irigoyen. 
  Em parceria com o Comitê-sul e com o trabalho de alunos do Curso de Letras – Habilitação Português-Francês da UFPel, iniciou-se, em 2004, um trabalho que visava o levantamento e à catalogação do material do Acervo a fim de, após análise do mesmo, poder disponibilizá-lo à comunidade de estudantes e professores de francês.


  A partir de 2006, o Acervo começou a ser coordenado pela professora da UFPel Maristela Machado, no projeto de extensão "Disponibilização do Acervo Bibliográfico do Comitê-sul da APFRS à comunidade".
  Como já foi dito, a grande maioria do material do Acervo foi doado pela sede da APFRS em Porto Alegre (na pessoa da Diretora Profª Dra. Rosa de Oliveira Graça), bem como de membros da Diretoria do Comitê-sul, como a Profª Isabella Mozzillo. A Profª Maria Laura Maciel Alves doou "realia" (obejtos da vida real), postais, cartazes, pôsteres, livros e o Prof. Dr. Robert Ponge da UFRGS doou muitos livros de ficção científica. Mas a imensa maioria do material ( livros, revistas, discos, mapas) foi doado pela professora e sócia da APFRS, Aglae Gastal Giovio Irigoyen.
  No ano de 2008 o Acervo foi transferido do Lourdinha para a Faculdade de Letras. O material, que já contava com dois armários, foi encaixotado e levado para o então prédio da Faculdade de Letras, na Avenida Bento Gonçalves. 

[Em construção]


ACERVO DO FRANCÊS
Centro de Letras e Comunicação
Universidade Federal de Pelotas

Nenhum comentário: